Por que a capital do Brasil mudou?

Durante o século XVI, a economia açucareira era a atividade econômica mais importante desenvolvida na colônia, e a região nordeste era de longe a maior produtora de cana-de-açúcar. Neste período, o escoamento da produção era feito pelo litoral da Bahia, e a capital administrativa, então em Salvador, facilitava o controle, a fiscalização e a exportação, por parte da coroa portuguesa, da produção de açúcar do nordeste.
No final do século XVII, ouviu-se as primeiras notícias sobre a existência de metais preciosos no interior do território brasileiro. Em pouco tempo, diversos pontos nas regiões de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso se tornaram grandes centros de extração de metais preciosos, principalmente ouro. 
Para o escoamento da produção aurífera, Havia uma via de acesso mais direta, que chegava ao litoral portuário pelo Rio de Janeiro. Nesse contexto, a mudança da capital para o Rio de Janeiro foi uma estratégia para que os lucros da mineração fossem regulados e chegassem o mais rápido possível até Portugal.

Durante o século XIX, a capital do Brasil se manteve em terras cariocas. Nessa época, mais especificamente em 1808, a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil promoveu grandes transformações na cidade: o Rio de Janeiro foi tomado por construções e reformas arquitetônicas e urbanísticas e pela implantação de edifícios e instituições militares, administrativos, religiosos e culturais.*

*A família real no Brasil

A capital administrativa do país permanecerá no Rio até a metade do século XX. A partir de 1920, constantes agitações e revoltas contra o governo do então presidente Arthur Bernardes reascendeu um antigo projeto: a mudança da capital brasileira para o interior do território brasileiro. A partir da década de 50 começa a construção da nova capital do país. Esse projeto só se concretizou no ano de 1960, quando o presidente Juscelino Kubitscheck finalizou a construção e realizou a fundação de Brasília. Concebida na região Centro Oeste, a cidade de Brasília tinha o objetivo de oferecer maior proteção aos poderes políticos do governo republicano.

Advertisements

One thought on “Por que a capital do Brasil mudou?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s